Assine

Xuxa

Xuxa

Registrada como Maria da Graça Xuxa Meneghel, Xuxa nasceu em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, e recebeu o nome de Xuxa de seu irmão Bladimir, que quando a viu pela primeira vez a chamou pelo apelido. Ela passou parte da infância e a adolescência no estado do Rio de Janeiro, para onde a família se mudou devido a profissão de militar do pai dela.

A apresentadora entrou no meio artístico como modelo aos 15 anos de idade, quando foi descoberta durante uma viagem de trem com a irmã, Mara. Ela seguiu uma carreira nacional e internacional.

Já a carreira na TV começou na extinta TV Manchete, na qual apresentava o Clube da Criança. Em 1986, foi convidada pelo diretor Mario Lúcio Vaz para estrelar o Xou da Xuxa na Globo,o qual ela marcou uma geração ao chegar no palco em uma nave cor-de-rosa e com o café da manhã com a música Quem Quer Pão.

Em 1989, ela ganhou também um programa aos domingos, o Bobeou Dançou. Já em 1991, o quadro Paradão dos Baixinhos conquistou um espaço próprio na grade da emissora nas manhãs de sábado. Em 1992, o Xou da Xuxa chegou ao fim e no ano seguinte, ela passou a apresentar o Xuxa aos domingos. O Xuxa Park ficou no ar de 1994 a 2001.

Em 1997, a apresentadora estreou o Planeta Xuxa, que teve como inspiração o quadro Xuxa Hits do programa Xuxa Park. Em 2000, a artista começou o projeto XSPB (Xuxa Só Para Baixinhos), em que desenvolve CDs e DVDs para crianças. Em 2002, ela volta para as manhãs da Globo com o programa Xuxa no Mundo da Imaginação, mas em 2005, a atração mudou de nome, passando a ser TV Xuxa, e mais voltado para todas a idades.

Em 2008, a TV Xuxa começou a ser exibida somente nas manhãs de sábado e, em 2011, passou para as tardes.

Xuxa também deslanchou com sua carreira internacional como apresentadora. Ela lançou um álbum em espanhol em 1990, estreou um programa na TV Argentina em 1991, o Xuxa Park na Espanha em 1992, época em que comandava 4 programas ao mesmo tempo. A loira também teve um programa em inglês pela produtora MTM, em 1993. O projeto XSPB também foi feito na Argentina, como Xuxa Solamente Para Bajitos.

O lado social sempre foi muito importante para ela, que se envolveu em uma campanha de vacinação contra a poliomielite em 1987, quando conseguiu erradicar a doença em poucos anos e até ganhou uma medalha do então presidente José Sarney. Sempre pensando em cuidar das crianças, ela fez a Fundação Xuxa Meneghel em 12 de outubro de 1989. Xuxa já deu seu apoio para diversas campanhas, como Não Bata, Eduque! e Uso Responsável da Internet.

A filmografia dela também é extensa, com títulos como Os Trapalhões: O Trapalhão na Arca de Nóe, Xuxa e os Trapalhões em O Mistério de Robin Hood, Xuxa e os Duendes, Xuxa em Abracadabra, Xuxa Requebra e Xuxa Popstar. Em 2009, ela lançou o filme Xuxa em O Mistério de Feiurinha, que teve a filha, Sasha, como a personagem principal da história.

A lista de CDs também é longa, sendo que Xuxa até já entrou para o Guinness Book com a venda de 3,2 milhões de cópias do álbum Xou da Xuxa 3, em 1988.

Na vida pessoal, a rainha dos baixinhos já namorou o rei Pelé por quase sete anos; o piloto Ayrton Senna, que foi uma das maiores paixões de Xuxa; o ator Luciano Szafir com quem teve Sasha;  o sertanejo Victor (da dupla Victor & Leo). Em 2013, a loira assumiu uma relação com o ator e cantor Junno Andrade.

 

27/03/1963 (51 anos)

Signo de Aries

Notícias sobre Xuxa

Fotos de Xuxa

Mais Notícias de Xuxa

    06.11.2014
  • pet Xuxa faz selfies com seus papagaios

    Xuxa faz selfies com seus papagaios

    Por CARAS Digital

    No Instagram, Xuxa mostra fotos com seus dois papagaios, Max e Tiko

    06.11.2014
  • tv Xuxa comemora os 25 anos de sua Fundação

    Xuxa comemora os 25 anos de sua Fundação

    Por CARAS Digital

    Emoção dela e Junno com histórias da sua fundação