Assine

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho, é um jogador de futebol brasileiro com muita expressão no exterior.

Nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a sua principal diversão na infância era brincar com a bola, junto dos seus melhores amigos. Com sete anos começou a jogar na escola de futebol infantil do Grêmio, onde iniciou sua carreira como jogador. Aos oito anos, perdeu o pai e passou a ter em seu irmão mais velho a figura paterna.

Habilidoso e muito preciso em seus chutes e passes, é considerado por muitos especialistas como o futebolista mais talentoso de sua geração. Venceu o prêmio de Melhor jogador do mundo da FIFA em 2004 e 2005, época em que viveu o grande auge de sua carreira.

Durante sua passagem pelo Paris Saint-Germain, a partir de 2001, Ronaldinho teve problemas com o treinador Luis Fernández, que alegava que Ronaldinho estava frequentando demais a vida noturna parisiense, e deixando o futebol de lado.

Depois da Copa do Mundo, 2002, Ronaldinho deixou claro que queria deixar o PSG. Após várias propostas de clubes europeus, dentre eles o Manchester United, o gaúcho foi contratado pelo Barcelona.

Foi na temporada 2004-2005 que o craque se consagrou realizando jogadas fantásticas e conquistando o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha, além do título de Melhor Jogador do Mundo, rapidamente se tornando um dos maiores ídolos do clube.

Na temporada seguinte, a de 2005-2006, repetiu o feito conquistando novamente o Campeonato Espanhol. Nesta temporada, ficou marcado por sua atuação no jogo contra o Real Madrid, o chamado El Clásico, realizado em 19 de novembro de 2005. Ronaldinho marcou duas vezes e foi o grande destaque da vitória por 3x0 na casa do adversário.

Em julho de 2008, Ronaldinho recusou uma oferta de 25,5 milhões de euros do Manchester City para se transferir para o Milan, em um contrato de cinco anos.

Em 2009, foi eleito o futebolista da década pela revista inglesa World Soccer, ficando à frente de jogadores como Lionel Messi e Ronaldo.

Insatisfeito com o banco de reservas no Milan, Ronaldinho manifestou interesse em voltar a atuar no Brasil para ficar mais perto da convocação para a Copa de 2014.

No início de 2011, foi confirmado como jogador do Flamengo, onde assinou contrato de quatro anos.

Ronaldinho é pai de João, fruto de um relacionamento com Janaina Natiele.
 

21/03/1980 (34 anos)

Signo de Aries

Notícias sobre Ronaldinho Gaúcho

Fotos de Ronaldinho Gaúcho

Mais Notícias de Ronaldinho Gaúcho