Assine

Rita Guedes

Rita Guedes

A atriz Rita de Cássia de Sousa Guedes, ou apenas Rita Guedes, nasceu em Catanduva, SP, em  2 de janeiro de 1972. Aos 14 anos, Rita entrou para o grupo de teatro Roda Viva, que se apresentava e desenvolvia seus trabalhos no Teatro Municipal de Catanduva. Aos 17 anos mudou-se de Catanduva para Campinas, onde logo ingressou na companhia de teatro Mambembe: a Sia Santa. Aos 19 anos foi morar em São Paulo. Estreou na TV na novela Despedida de Solteiro. Rita Guedes possui mais de 10 novelas, 3 longas metragens, 7 curtas, mais de 10 peças de teatro e inumeras participações em séries, como Carga Pesada e o programa Você Decide. Trabalhou em Flash, peça de Walcyr Carrasco, com quem reencontraria anos depois na TV. Para apresentá-la, viajou por todos os estados brasileiros. Ainda em São Paulo protagonizou o musical infantil A pedra mágica e a peça adulta Na sauna, dirigida por Wolf Maya.
Teve síndrome do pânico e relatou que o livro O Segredo a curou, graças ao que ela aprendeu com a leitura. Rita mudou totalmente sua vida, sendo então nomeada embaixadora oficial do livro no Brasil. Rita Guedes foi capa da edição de março de 2006 da revista masculina Playboy. Em 1994 fez um ensaio sensual para a revista masculina Sexy, que não continha nudez. 

 

 

Rita Guedes fez parte do elenco de duas importantes produções globais voltadas para as crianças: Bambuluá e Sítio do picapau amarelo, onde gravou por duas semanas sob o comando de Cininha de Paula. Em 2005, a atriz foi convidada especialmente por Walcyr Carrasco para viver a Kátia, em Alma gêmea. Durante esses anos, o cinema também fez parte de sua biografia. Esteve no elenco de O Caso Morel, longa baseado na obra homônima de Rubem Fonseca. Protagonizou o filme Procuradas, sendo indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado. Em 2003 foi também indicada no tradicional festival gaúcho na mesma categoria, pela atuação no curta Sintomas

No teatro, Rita Guedes produziu um grande sucesso: Qualquer gato vira-lata tem uma vida sexual mais sadia do que a nossa. A peça ficou três anos em cartaz no eixo Rio-SP e rendeu a indicação para o Prêmio APETESP de melhor atriz. Ela estrelou também a peça Eu te amo, você é perfeita, agora muda (I love you, you're perfect, now change). O musical off-Broadway foi dirigido por Wolf Maya e nele Rita cantava e dançava em 13 números, sendo um solo.

Entre seus trabalhos mais recentes nas telinhas, estão: As Brasileiras, Caminho das Índias, Casos e Acasos, Toma Lá Dá Cá, Faça Sua História, entre outros. Em 2012, Rita foi convidada para fazer uma participação especial na novela Avenida Brasil na reta final. Ela será a Nicole, irmã de Dolores (Paula Burlamaqui).

02/01/1972 (42 anos)

Signo de Capricórnio

Notícias sobre Rita Guedes

Fotos de Rita Guedes

Mais Notícias de Rita Guedes