CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Rainha Margrethe II

Rainha Margrethe II
Rainha Margrethe II - Foto: Reprodução / Instagram
Nome CompletoMargarida Alexandrine Þórhildur Ingrid
Data Nascimento16/04/1980
44 anos
Local NascimentoPalácio de Amalienborg, Copenhague, Dinamarca

A Rainha Margrethe II nasceu no dia 16 de abril de 1940 no Palácio de Amalienborg, em Copenhague, sendo a filha mais velha do príncipe herdeiro Frederico, filho mais velho do rei Cristiano X, e da princesa Ingrid.

Seu nascimento ocorreu uma semana após a invasão da Dinamarca pela Alemanha nazista, no dia 9 de abril de 1940. No dia 14 de maio de 1940, ela foi batizada na Igreja Holmen em Copenhague. Seus padrinhos foram o seu avô, então rei da Dinamarca, Canuto, Príncipe Herdeiro da Dinamarca, o príncipe Axel da Dinamarca, o rei Gustavo V da Suécia, o príncipe herdeiro Gustavo Adolfo da Suécia, o príncipe Gustavo Adolfo, Duque da Bótnia Ocidental, e o príncipe Artur, Duque de Connaught e Strathearn.

Seu nome é em homenagem à sua avó materna, a princesa Margrethe de Connaught, "Alexandrina" foi colocado em homenagem à sua avó paterna, a duquesa Alexandrina de Mecklemburgo-Schwerin, e Ingrid em homenagem à sua mãe. Por seu avô, o rei Cristiano X, ser também rei da Islândia na época, a então princesa teve o nome islandês, "Þórhildur" em homenagem ao povo da Islândia.

Em 1944, quando Margrethe II tinha quatro anos de idade, nasceu sua primeira irmã, a princesa Benedita, que mais tarde se casou com Ricardo, 6.º Príncipe de Sayn-Wittgenstein-Berleburg. Sua segunda irmã, a princesa Ana Maria, nasceu em 1946 e mais tarde casou-se com Constantino II da Grécia. Em 20 de abril de 1947, o rei Cristiano X morreu e o pai de Margrethe II ascendeu ao trono como rei Frederico IX.

Funções militares de Margrethe II

Dos anos 1958 a 1970, a então princesa Margrethe II realizou o serviço voluntário com Women's Flying Corps e recebeu formação abrangente no corpo durante esse período. Ela também é a Comandante Suprema das Forças Armadas da Dinamarca.

Em 1972,  foi nomeada Coronel-chefe do Regimento da Rainha e, em 1992 foi nomeada Coronel-chefe do Regimento Real da Princesa de Gales.

Princesa Herdeira

O príncipe Canuto, tio e padrinho de Margrethe II, estava destinado a ser o próximo soberano após a morte de Frederico IX. Até então, o nascimento de Margrethe II e de suas duas irmãs mais novas não mudariam esta situação.

Com o passar dos anos e por ela ser mais popular que seu tio, começaram as discussões sobre a mudança na linha de sucessão, que introduziriam a igualdade de gênero na herança ao trono.

O processo de mudança da Constituição começou em 1947, pouco depois de seu pai ascender ao trono e ser oficializado que a rainha Ingrid não teria mais filhos. O Folketinget (Parlamento Dinamarquês) aceitou alterações à lei das sucessões em 1953, quando o novo Ato de Sucessão permitiu a sucessão feminina ao trono da Dinamarca, de acordo com a primogenitura cognática de preferência masculina, em que uma mulher pode ascender ao trono somente se ela não tiver um irmão. Assim, aos 13 anos Margrethe II tornou-se a herdeira do trono da Dinamarca.

Em 2009, a lei de sucessão foi modificada para primogenitura absoluta. No seu décimo oitavo aniversário, no dia 16 de abril de 1958, Margrethe II recebeu um assento no Conselho de Estado. Posteriormente, ela presidiu as reuniões do Conselho na ausência do Rei.

Casamento e maternidade

Em 1965, durante uma estadia em Londres, a então princesa Margrethe II conheceu o diplomata francês Henrique de Laborde de Monpezat, secretário da legação na Embaixada da França em Londres na época.

O noivado foi anunciado em 5 de outubro de 1966. Eles se casaram no dia 10 de junho de 1967, na Igreja Holmen, em Copenhague, com a recepção de casamento sendo realizada no Palácio de Fredensborg. O diplomata recebeu o estilo e o título de "Sua Alteza Real o Príncipe Henrique da Dinamarca" devido sua nova posição como marido de Margrethe II, herdeira presuntiva ao trono dinamarquês.

Menos de um ano após o casamento, em 26 de maio de 1968, a princesa deu à luz ao seu primeiro filho, um menino. Por tradição, os reis dinamarqueses eram alternadamente chamados de Frederico ou Crisitano. Ela optou por manter isso assumindo a posição de cristã e, assim, nomeou seu filho mais velho, Frederico. No ano seguinte, seu segundo filho, chamado Joaquim, nasceu em 7 de junho de 1969.

Após a ascensão de sua esposa ao trono, Henrique expressou abertamente sua insatisfação pelo fato de não ter recebido o título de rei, mas apenas de príncipe consorte. “Estou com raiva por ser discriminado. A Dinamarca, vista como um país onde a igualdade de gênero é defendida, aparentemente acredita que os maridos valem menos do que as esposas", disse ao jornal francês "Le Figaro". Eles foram casados por mais de cinquenta anos, até a morte de Henrique em 13 de fevereiro de 2018.

Ascensão ao trono

Pouco depois de o rei Frederico IX fazer seu discurso de Ano Novo à nação, na virada de 1971 para 1972, ele adoeceu. 14 dias depois de sua morte, no dia 14 de janeiro de 1972, Margrethe II subiu ao trono aos 31 anos, tornando-se a primeira mulher soberana dinamarquesa sob o novo Ato de Sucessão proposto por seu pai em 1953.

Ela foi proclamada na varanda do Palácio de Christiansborg, em 15 de janeiro de 1972 pelo primeiro-ministro Jens Otto Krag. Agora como rainha, ela renunciou a todos os títulos anteriores do monarca, exceto o título na Dinamarca. O seu título é portanto: "Pela Graça de Deus, Rainha da Dinamarca" (em dinamarquês: Margrethe den Anden, af Guds Nåde Danmarks Dronning). Como lema, ela escolheu: “A ajuda de Deus, o amor do povo, a força da Dinamarca”. Assim, tornou-se rainha de três estados: Dinamarca, Groenlândia e Ilhas Faroé; que juntos formam o Reino da Dinamarca.

Abdicação de Margrethe II

No dia 31 de dezembro de 2023, durante seu discurso de Ano Novo na televisão, a rainha divulgou a sua vontade de renunciar ao trono em favor de seu filho, o príncipe Frederico, no dia 14 de janeiro de 2024. Este dia marca o 52.° ano de seu reinado.

Na tarde do último domingo, 14, Margrethe II assinou uma declaração abrindo mão do trono, na presença da primeira-ministra Mette Frederiksen, dos príncipes herdeiros Frederico e Mary, e do filho do casal, Cristiano, no Palácio de Christiansborg.

Os príncipes herdeiros foram proclamados oficialmente como rei Frederico X e rainha consorte Mary às 15h00, na sacada do palácio, onde o novo rei deu seu discurso.

Margrethe II esteve no trono por 52 anos, se tornando a segunda monarca dinamarquesa com o reinado mais longo, atrás apenas de seu ancestral Cristiano IV, que reinou por 60 anos.


Artigos relacionados a Rainha Margrethe II