Assine

Michael Jackson

Michael Jackson

Michael Jackson era o sétimo dos nove filhos de Joe Jackson e Katherine: Jackie, Tito, Marlon, Jermaine, Maureen, La Toya, Janet e Randy. Aos cinco anos, ele e quatro irmãos formaram o grupo Jackson’s Five, que conseguiu um contrato com a gravadora Motown e dominou as paradas de sucesso com o hit I Want Your Back, em 1969. Foi neste ano que a incrível jornada do futuro Rei do Pop começou.

Aos 13 anos, Michael já era conhecido em todos os Estados Unidos e coelcionava hits como Got To Be There, Rockin Robin e Ben. Mesmo cantando com seus irmãos, ele sempre se destacou por ser o mais afinado e ter talento para dança. Foi por isso que ele decidiu se lançar em carreira solo.

O primeiro grande sucesso de Michael em carreira solo veio em 1979, uma década depois que ele havia entrado para o mundo da música com os irmãos. O disco foi Off The Wall, que vendeu 11 milhões de cópias com os hits Rock With You e Don’t Stop Till Get Enough.

O título de Rei do Pop foi marcado pela era Thriller, que começou com o lançamento do disco em 1983. O disco ficou 37 semanas na primeira posição dos mais vendidos nos EUA, e mais 43 no Top 10, quebrando todos os recordes da época. Michael ainda arrecadou 8 prêmios Grammy com o trabalho.

O clipe Thriller, carro-chefe do disco, também entrou para história da música pop reinventando o conceito dos vídeos musicais. A canção homônima foi apenas uma dos muitos hits do álbum, que também trazia em suas faixas os hits Billie Jean, Beat It, Wanna Be Startin' Something, Human Nature e The Girl Is Mine – feita em parceria com Paul McCartney.

Em 1985, Michael reuniu artistas como Lionel Ritchie, Steve Wonder, Bruce Springsteen, Tina Turner, Cindy Lauper, Billie Joel, entre outros, para gravar o single We Are The World, que teve a renda revertida para o projeto USA for Africa – campanha contra a fome na Etiópia.

Em 1987, o cantor lançou o álbum Bad, outro sucesso de sua carreira que emplacou as músicas I Just Can't Stop Loving You, Bad, The Way You Make me FeelMan In The Mirror e Dirty Diana. Mas foi nessa época que as polêmicas envolvendo Michael começaram.

A década de 90 é marcada pelas crises de Michael Jackson, que se isolou do mundo no seu rancho Neverland, em Los Angeles. Seu rosto havia mudado muito e não lembrava mais a descendência negra, alimentando boatos de que ele teria feito tratamento para clarear a pele. O cantor também se tornava cada vez mais excêntrico. Em 1991, ele lançou o disco Dangerous, com a música Black or White, considerada como uma resposta ao mundo sobre o suposto clareamento de pele. Jackson disse que sofria de vitiligo e sua pele estava perdendo a cor.

Mesmo não tendo repetido o sucesso dos álbuns anteriores, Dangerous vendeu 21 milhões de cópias.

Dois anos depois, Michael foi acusado de pedofilia pela família de um menino de 13 anos de idade. O caso foi arquivado na justiça, depois dos pais do garoto aceitarem um acordo de 20 milhões de dólares.

Em 1994, Michael se casou com Lisa Marie, filha de Elvis Presley, o Rei do Rock. A relação deles durou apenas dois anos. Em 1995, Jackson lançou o disco duplo History, com antigos sucessos e ainda o dueto Scream, gravado com sua irmã Janet.

Novamente surpreendendo o mundo, Michael anunciou, em 1996, que seria pai. Deborah Rove, sua enfermeira, deu à luz Prince Michael Jr. e no ano seguinte teve a única menina do Rei do Pop,  Paris Michael Katherine.

Em 1999, Michael entrou na justiça para conseguir a guarda dos filhos. O casal havia se separado. Dois anos depois, o cantor anunciou que era pai pela terceira vez e mostrou o bebê Prince Michael II ao mundo. A identidade da mãe foi mantida em segredo.

A fase de Invisible, disco lançado em 2001, é considerado um fiasco pela indústria musical perto de seus outros trabalhos. O álbum vendeu apenas 2,1 milhões de cópias e não emplacou nenhum grande hit. Enquanto isso, Michael se envolveu em novos processos de pedofilia e seu comportamento era cada vez mais criticado pela mídia.

Em 20 de novembro de 2003, Jackson foi algemado e preso em uma delegacia de Santa Bárbara por uma hora. Libertado sob fiança, ele teveque enfrentar o tribunal, acusado de abuso sexual de menores. O julgamento aconteceu em 31 de janeiro de 2005. O cantor recebeu o veredicto só no dia 13 de junho do mesmo ano, e foi considerado inocente.

Em 2009, Michael se preparava para fazer seu grande retorno com a turnê This Is It, mas morreu semanas antes de sua estreia. O cantor sofreu uma overdose de analgésicos.

29/08/1958 (56 anos)

Signo de Virgem

Notícias sobre Michael Jackson

Fotos de Michael Jackson

Mais Notícias de Michael Jackson